Fiocruz
História Viva

Núcleo Histórico

O Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos (Nahm) é formado por um conjunto de prédios construídos no início do século 20 que deram origem à Fiocruz, naquele momento chamada Instituto Soroterápico Federal. Essas construções tinham como objetivo compor um complexo de produção e pesquisa com uma estética marcante. Ali, foram desenvolvidos soros e vacinas para atender às demandas de saúde pública da época. Os edifícios seguem preservados e integram o roteiro de visitação histórica da instituição. Além disso, abrigam diferentes acervos e são ocupados por áreas administrativas.

As edificações do núcleo histórico

Os prédios do Nahm são o Pavilhão Mourisco (Castelo da Fiocruz), o Pavilhão do Relógio, a Cavalariça – os três tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) –, o Quinino e, a Casa de Chá, além de outras edificações mais afastadas do conjunto original da Fiocruz: o Hospital Evandro Chagas, o Pombal e o Pavilhão Vacínico, atual Casa Amarela, e ainda áreas verdes, como a Praça Pasteur e o Caminho Oswaldo Cruz. Na década de 1940, novos edifícios foram erguidos para abrigar as atividades em expansão do Instituto Oswaldo Cruz, antecessor da Fiocruz, dando origem ao conjunto modernista. Entre essas edificações, destacam-se o Pavilhão do Refeitório Central, o Pavilhão de Cursos, ambos tombados a nível estadual, e Pavilhão Henrique Aragão, também conhecido como Laboratório de Febre Amarela.

Formas abstratas

Manguinhos e a Fiocruz

A importância do Plano de Requalificação do Nahm se dá também pela região onde o campus Fiocruz Manguinhos está inserido. Situado no bairro de Manguinhos, em uma área caracterizada por alto grau de vulnerabilidade socioeconômica, o campus localiza-se em um território formado pelo Complexo da Maré, Complexo do Alemão, Caju, Benfica e Bonsucesso. Por se tratar de uma região com baixa oferta de museus e de outros programas culturais, as ações previstas no plano são um passo importante para ampliar o acesso dos moradores dos territórios a esses espaços.

Formas abstratas
Visão de cima para baixo da cavalariça