Sustentabilidade
Este programa olha para a sustentabilidade em todas as suas dimensões: ambiental, social, cultural, econômica e política. Ao abordar esses aspectos, espera-se que o plano de requalificação e suas entregas para a sociedade perdurem por longo prazo de forma sustentável.
Em sua dimensão ambiental, o programa prevê a conservação das coleções e edifícios, otimização do uso de recursos, reciclagem de materiais das montagens expositivas, além da redução de emissão de poluentes e resíduos. A dimensão cultural contempla, entre outras medidas, a promoção da diversidade cultural, o fomento de ações educativas voltadas para a cidadania e um conjunto de serviços integrados com foco na conservação do patrimônio histórico.
Em sua dimensão econômica, esperamos obter participação pública, privada ou mista nos processos administrativos e de gestão das exposições, implantação de sistemas de monitoramento contra desperdícios, bem como contribuições para o desenvolvimento da economia local. Por fim, quanto à dimensão política, consideramos a formação de um conselho comunitário para promover a participação social dentro da instituição e a criação de um fórum de apresentação das ações para a comunidade interna e externa.