Fiocruz
História Viva

Plano de Requalificação

O Plano de Requalificação do Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos (Nahm) prevê intervenções e novos usos para as edificações históricas. A idéia é criar um 'campus parque' com atividades socioculturais voltadas para a população, considerando a vocação da Fiocruz para pesquisa, educação, divulgação científica, e preservação do patrimônio cultural. Entre os objetivos da requalificação, destacam-se a preservação e valorização desse patrimônio arquitetônico, o compartilhamento do conhecimento produzido pela instituição, a integração da região de Manguinhos no mapa cultural da cidade do Rio de Janeiro e a ampliação da oferta de exposições nas áreas de ciência, tecnologia e saúde.

Uma proposta Fiocruz

Com o Plano de Requalificação do Nahm, a Fiocruz reforça o compromisso em ampliar o diálogo com a população e a cidade, por meio da expansão de suas atividades culturais e educacionais em ciências, tecnologia e saúde, além de oferecer diversas iniciativas de divulgação científica. Para isso, conta com a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), unidade criada em 1986 para preservar e tornar acessível à sociedade o patrimônio científico e cultural da instituição.

Desde sua fase inicial, o plano de requalificação foi pensado a partir de uma interlocução com outras unidades da Fiocruz, por meio de um grupo de trabalho que se dedicou, entre outros desafios, à integração entre o conjunto arquitetônico centenário da instituição e o circuito de visitação do Museu da Vida Fiocruz, principal ponto de ligação entre a Fiocruz e a sociedade no campo da popularização da ciência.

.

Formas abstratas

Eixos temáticos

O plano de requalificação foi elaborado em torno de cinco eixos temáticos, considerando as principais áreas de atuação da Fiocruz e os acervos constituídos ao longo de sua história. Estes temas serão abordados nas exposições e atividades oferecidas aos visitantes. São eles:

Saúde pública no Brasil – Campanhas sanitárias na Primeira República, expedições científicas, discussões pela Reforma Sanitária e implementação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ciência e tecnologia em saúde – Relações entre a produção de ciência, tecnologia, inovação em saúde e as demandas sociais.

Saúde, ambiente e sustentabilidade – Relações entre o ser humano e o meio ambiente, impactos das mudanças climáticas, da produção e do consumo, bem como a emergência do tema sustentabilidade e sua importância para a saúde.

Acervos culturais da saúde – Acesso público aos acervos arquitetônicos, urbanísticos, arqueológicos, bibliográficos, biológicos, museológicos e arquivísticos da Fiocruz, reconhecidos nacional e internacionalmente.

Fiocruz e as cidades – Cidade, território e cultura são temas inter-relacionados que suscitam discussões e reflexões relevantes para as áreas das ciências e da saúde.

Formas abstratas

Museu da Vida Fiocruz

Um campus ou um parque de ciência e tecnologia? A proposta é unir os dois, ampliando os espaços expositivos do Museu da Vida Fiocruz, com mais edificações centenárias e espaços abertos ao público. O Museu da Vida Fiocruz é o setor da Casa de Oswaldo Cruz responsável pela divulgação das ciências e de temas da saúde em exposições de longa duração, temporárias e itinerantes por todo o país. A primeira grande entrega do Plano de Requalificação do Nahm é a nova exposição da Cavalariça, 'Vida e saúde: relações (in)visíveis'.

Menino lendo livro Formas abstratas
Pessoal colocando ladrilhos no chãoVisão frontal da cavalariçaJovem observando obra de arte